Comemorando seu primeiro mês de vida, Pedro Henrique ganha festa de mêsversário organizando pela equipe da UTI Neonatal do Hospital da FAP, regada de muito carinho e alegria.
O RN de Vanessa Kelly da Silva Souza, nascido na FAP, dia 04.11.2020 às 11h45, parto vaginal, humanizado, período expulsivo, banhado em mecônio, apgar 9/9, capurro 40s 2d. Sexo – masculino, peso – 3.110 g, Est-48, PC-35, PT-33.
Às 18h RN com edema, isquemia e dor ao toque em antebraço direito, HD: Síndrome Compartimental. Solicitado pelo NIR-FAP parecer para o NIR-Trauma para avaliação do vascular e ortopedista. No Trauma confirmado por Dr Cristiano Cruz (Vascular), a Síndrome Compartimental sem causa aparente. Levando o RN para o Centro Cirúrgico para o procedimento de Fasciotomia descompressiva do MSD. Fez uso de Antibióticos e curativo em ferida operatória, além de leite materno exclusivo e Fisioterapia.
Pedro recebeu alta hospitalar com 1 mês de vida em uma comemoração a sua vida, e recebeu assistência de Dra Berta Luíza, da enfermeira Roberta Liliane e da fisioterapeuta Josineide Santino, além de toda a equipe assistencial da UTI Neonatal da FAP.
O que é Síndrome Compartimental?
A síndrome compartimental acontece quando existe uma grande pressão dentro de um compartimento de um músculo, sendo uma condição dolorosa e perigosa causada pelo acúmulo de pressão devido a hemorragia interna ou inchaço dos tecidos, fazendo com que o sangue não consiga circular até alguns locais, privando músculos e nervos do suprimento necessário. Os sintomas podem incluir dor, formigamento e fraqueza da área afetada. Nos casos graves de síndrome compartimental, é necessária uma cirurgia de emergência.