Dia Nacional de Combate ao Câncer

Hoje, dia 27 de novembro, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Câncer e tem como objetivo alertar a população sobre os diferentes tipos de câncer, suas prevenções, indicações e tratamentos, em aspectos educativos e sociais no controle do câncer. Sendo considerada a segunda doença que mais mata no Brasil e no mundo.

A data foi criada pela Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, em dezembro de 1988, que instituiu a campanha em apoio ao Instituto Nacional de Câncer – INCA, sendo o órgão responsável pela coordenação e desenvolvimento de campanhas e estudos relacionados ao câncer.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, aproximadamente 30% das mortes provocadas pelo câncer poderiam ter sido evitadas, caso o paciente tivesse feito o diagnóstico prematuramente, ou com ações preventivas para garantir hábitos de vida mais saudáveis.

Segundo o INCA, os tipos de câncer que mais afetam os brasileiros são:

  1. câncer de pele
  2. câncer de próstata
  3. câncer de mama
  4. câncer de cólon e reto
  5. câncer de pulmão
  6. câncer de estômago.

A Estimativa de Incidência de Câncer no Brasil em 2018/2019 prever que serão registrados mais de 600 mil novos casos de câncer.

Outra data importante de controle e prevenção do câncer é o dia 8 de abril, instituído como Dia Mundial de Combate ao Câncer.

Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-de-combate-ao-cancer/

Assessoria FAP