Prevenção do câncer no Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é um dia de luta pelos direitos igualitários e por qualidade de vida, sendo uma oportunidade da saúde da mulher entrar em debate de interesse de todos.

A importância com a saúde da mulher vem se tornando um tema cada vez mais forte, onde é buscado incentivar uma vida mais saudável, começando por exames de acompanhamento clínico anual, deixando a saúde em dia.

As principais causas de morte em mulheres são doenças cardiovasculares (infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico); as neoplasias malignas (mama, pulmão e colo de útero); e as doenças respiratórias.

O câncer é uma das doenças que vem crescendo na sociedade, principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil – cerca de 300 mil casos por ano em mulheres. Sendo seus principais casos: pele, mama, colorretal, de colo de útero, de pulmão e de estômago.

Não fumar, não consumir bebidas alcoólicas, hábitos alimentares saudáveis, com mais frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões, manter-se em um peso adequado e exercícios físicos são fundamentais para evitar o câncer, cerca de um terço das ocorrências podem ser prevenidas com escolhas saudáveis.

Prevenir é ser uma mulher forte!