Projeto de atendimento psicológico é iniciado na FAP

É iniciado na FAP um projeto de atendimento psicológico voluntário a pacientes, acompanhantes e funcionários, a intenção é levar assistência, acolhimento e escuta durante a sua vivência no hospital e trazer melhorias na qualidade de vida.

O projeto foi idealizado pela psicóloga Ediane Pereira da Silva, que está atuando no hospital desde do mês de março, e nos falou um pouco sobre: o projeto iniciou de um desejo que sempre tive de dar minha contribuição aqui na FAP, assim que me formei há 2 anos eu tentei e agora consegui implantar. Meu projeto não abrange apenas paciente, mas se estende a acompanhantes e a família que também é atingindo, principalmente quando se fala de câncer, prestando suporte psicológico.”

O diagnostico do câncer ou de qualquer outra doença agressiva é um choque para o paciente e mexe totalmente com a vida deste e daqueles que o rodeia. A mudança de vida e de rotina faz com que as pessoas reajam das mais diversas formas, podendo ser elas de negação, revolta, depressão e aceitação. O medo é um dos principais sentimentos instaurados naqueles que são diagnosticados com a doença, medo dos mais diversos o que acarreta um pior desempenho no tratamento e melhora do paciente.

É de extrema importância que o paciente busque apoio, este deve partir inicialmente da família, amigos e de todos que estejam diretamente relacionados a rotina do paciente. A busca por um profissional também é importante, para que se busque apoio emocional. Aqueles que fazem acompanhamento psicológico no decorrer do tratamento é possível identificar um sentimento de esperança e renovação dando um novo sentido para a vida.

O atendimento também será para o corpo clínico e assistencial do Hospital, que também sofrem ao enfrentar as dificuldades em lidar com vidas e sentimentos pessoais, sendo uma forma de se sentirem amparados.

Os atendimentos serão nas segundas e sextas a pacientes e acompanhantes, e as quartas para funcionários, por ordem de chegada, das 8 as 11h.

Assessoria FAP